Para a produção do filme “A aposta”, roteiro de Ricardo Vandré, os atores realizaram um curso no Studio Fátima Toledo – famoso por preparar atores para a maioria dos filmes nacionais. Agora, a companhia busca a participação de mais empresas no projeto
Famosa pelos espetáculos de comédia que têm ganhado os palcos de todo o Estado de São Paulo, a Nósmesmos Produções Artísticas – companhia teatral de Itu/SP – agora se empenha em um novo e ousado projeto: a produção de um curta-metragem com roteiro criado por Ricardo Vandré, ator da companhia. A empresa já conseguiu o apoio da FCA – Faculdade de Comunicação e Artes – do CEUNSP Salto, que disponibilizou todos os equipamentos das áreas de audiovisual e cinema e será responsável pelo processo de edição.
Agora, o próximo passo é buscar a participação de outras instituições neste projeto, que tem grandes chances de ganhar destaque em todo o país. “Pretendemos inscreve-lo em festivais de cinema regionais, nacionais e internacionais existentes para sua categoria e realizar uma divulgação maciça do filme por meio de publicidade e assessoria de imprensa”, revela o diretor de projetos, Juliano Mazurchi. “Temos a segurança de estarmos produzindo este curta de forma extremamente profissional, dentro do melhor padrão de qualidade. Além disso, o roteiro é incrível com certeza chamará atenção dos profissionais da área”, revela o diretor de produção Christian Hilário.

Com o nome “A aposta”, a trama conta a história de Fábio, Cláudio, Roberto e Adriano, quatro amigos de longa data, que se reúnem habitualmente nas noites de quinta para um inocente e enfadonho jogo de pôquer. Depois que Roberto descobre que sua mulher o trai, nada mais é como antes. Numa noite, ele propõe uma arriscada aposta entre eles. O perdedor deverá realizar um assalto e o dinheiro será repartido entre os demais. O que os amigos não sabem é que a aposta e o assalto são partes do seu sórdido plano de vingança.
“Tendo em vista o tom melancólico dos personagens e suas personalidades medíocres, a direção será minimalista muito focada em closes e com pouca movimentação”, revela o diretor Ricardo Vandré. Os personagens do curta “A Aposta” são cheios de defeitos e escondem de forma pueril seus medos. “Por isso olharemos muito nos olhos destes personagens para extrair a verdade: suas vidas são sem sentido”, explica o criador do roteiro. Todo filme terá tons escuros e opressores para passar com fidelidade a falta de opção dos personagens, que são homens infelizes nas profissões, sem sorte e que se encontram para fugir de uma realidade que os acompanha a todo o momento. “A cenografia será pobre e pouco valorizada para novamente mostrarmos que o importante é o interior desses homens. Muitas cenas serão noturnas e a iluminação será tênue”, pontua.

FICHA TÉCNICA
· Roteiro e Direção: Ricardo Vandré
· Assistente de Direção: Yuri Ledesma
· Elenco: Juliano Mazurchi , André Almeida, Chicó Ferreira, Alessandre Pi, Jana Marchesi, Christian Hilário e Yara de Napoli.
· Coordenador FCA: Edson Cortez
· Orientação: Luiz Adriano e Lilian Santiago
· Direção de Arte: Eduardo Scorzelli
· Direção de Fotografia: Marcelo Camargo
· Técnico de Som: Léo Moraes
· Fotógrafo: Alessandro Franco
· Produção: Juliano Mazurchi e Christian Hilário.
· Assistente de Produção: Mariana Mendes
· Realização: Faculdade de Comunicação e Artes (Ceunsp) e Nósmesmos Produções Artísticas